ENCONTRE AQUI O QUE VOCÊ PROCURA

terça-feira, 22 de maio de 2012

Chega ao Fim a 12ª Semana da Cultura Caiçara em Ilhabela

Congada atrai turistas e moradores na Vila em Ilhabela



(Foto: Breno Salinas)

A 12ª Semana da Cultura Caiçara com a Festa de São Benedito e a Congada de Ilhabela foi uma das mais comemoradas nos últimos anos, atraindo um grande público em todos os dias de evento. A programação garantiu a diversão de moradores e turistas com muita variedade: Corrida de Canoa Caiçara, Orquestra Popular de Ilhabela, Exposição de Artes da Congada, lançamento de publicação “Congada de São Benedito”, danças tradicionais e lendas locais, histórias do cotidiano Caiçara – na Cocaia e na Praia Grande.
Com uma sexta-feira de muito sol, os festejos começaram com o Mastro de São Benedito sendo carregado, durante a procissão, nos ombros dos congos pelas ruas da Vila ao som da marimba e dos atabaques, com o repicar dos sinos e muito foguetório. O Levantamento do Mastro até hoje emociona os ilhabelenses que acompanham o ritual atentamente.
O prefeito Toninho Colucci prestigiou a apresentação e falou da importância da congada. “É o maior símbolo da cultura caiçara em Ilhabela. Parabéns a todos que participaram desta grande festa em homenagem a São Benedito”.
Criada para reforçar a tradição, a Congada Mirim está a cada ano mais afinada e com os passos da coreografia mais alinhados. As crianças depois de dançarem a Congada perpetuando a fé e a devoção secular, participaram da distribuição do Bolo de São Benedito, também ofertado a todo público presente, além da concertada – bebida típica caiçara.
Os bailes da Congada aconteceram nas manhãs e nas tardes do sábado (19), e do domingo (20/5), intermeadas pela Ucharia, com um almoço que ofereceu feijoada no sábado e macarrão com frango, no domingo, bastante concorrida pelos devotos na Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos.
A manhã do domingo contou logo cedo com a Alvorada Festiva, seguida da Procissão de São Benedito e da Missa dos Congos na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.
Também conhecida como Missa Afro a celebração foi vibrante com grande participação numa intensa demonstração de alegria ao som dos atabaques e da marimba com muitas oferendas deixadas por devotos no altar da Matriz.


Fonte: www.ilhabela.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário