ENCONTRE AQUI O QUE VOCÊ PROCURA

quarta-feira, 28 de março de 2012

Festa de Nossa Senhora D'Ajuda e Bom Sucesso - Padroeira de Ilhabela

As manifestações folclóricas – principalmente as de cunho religioso – são, sem qualquer sombra de dúvida, as principais responsáveis pela preservação dos remanescentes da cultura caiçara e da memória histórica popular de Ilhabela.

Nesse contexto, a festa de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso ganha ainda mais importância, pois se trata da mais antiga manifestação cultural do município, com sua origem datando do final do século XVII, ou seja, um século antes da fundação de Ilhabela. A própria história do arquipélago está intimamente ligada a devoção na Padroeira.

Devido ao isolamento e a dificuldade de acesso, as manifestações religiosas tiveram importante papel cultural e social em Ilhabela até a década de 1960. Em virtude da inexistência de sinais de rádio e televisão, dezenas de comunidades insulares viviam praticamente isoladas do mundo, o que motivava os moradores à pratica de diversas atividades artísticas e, principalmente, religiosas, o que contribuiu enormemente para o enriquecimento da cultura caiçara em nosso município-arquipélago.

Hoje, com o mundo globalizado, onde praticamente todos as camadas sociais têm acesso à informação e ao entretenimento, a festa de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso – ao lado da Festa de São Benedito – demonstra anualmente a importância e a riqueza da cultura e religiosidade do povo caiçara, onde muita coisa do cotidiano de centenas de anos foi mantida até os dias atuais em virtude dessas que são duas das principais manifestações culturais de Ilhabela.


Texto: Prof. Adriano Leitte

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário